Mutirão de Cirurgias de Catarata em Porto Seguro beneficia população


 Número expressivo, cerca de 677 moradores de Porto Seguro foram beneficiados pelo Mutirão de Cirurgias de Catarata, resultado da parceria entre o Governo do Estado, Voluntárias Sociais da Bahia (VSBA) e a Prefeitura Municipal, realizado nos dias 5 e 6/05, no Hospital Luiz Eduardo Magalhães. Contando com equipe multidisciplinar, envolvendo mais de 50 profissionais e toda estrutura logística necessária para  recepção, acolhimento e procedimento cirúrgico, a ação trata-se do prosseguimento da Feira Cidadã promovida de 19 a 23/04, na Passarela do Descobrimento, quando idosos a partir de 60 anos foram avaliados e diagnosticadas com a doença. Nesta segunda, 7, os pacientes serão submetidos a revisão na unidade hospitalar, a fim de receberem supervisão no pós-operatório.


 Segundo a prefeita Cláudia Oliveira, que fez questão de  comparecer ao evento, a parceria com o governo do estado contribuiu de modo significativo no favorecimento da saúde de centenas de pessoas. "O município detinha demanda muito importante quanto ao índice de pessoas portadoras de catarata e o mutirão ajudou a reduzir a demanda reprimida. Agradeço a parceria com o Governador Rui Costa, todo o empenho dos profissionais do estado e do município, que muito tem contribuído para satisfazer as necessidades da população em setores essenciais, como a saúde", pontua.

 Satisfação garantida
Na manhã do sábado, o aposentado Valdemar José da Silva, morador do distrito de Vera Cruz, de 96 anos, era só alegria após o procedimento cirúrgico no olho esquerdo. "Nessa idade que estou nunca fiquei acamado, mas dou graças a Deus por ter a recuperação do meu olho esquerdo, estou muito satisfeito e feliz, inclusive não senti dor nenhuma", afirma.
Dona Alvaci Dias, 78 anos, demonstrou tranquilidade antes de entrar no bloco cirúrgico. "Finalmente o meu dia chegou, grande é a alegria, não estou com medo, ao contrário, quero entrar e sair mais feliz ainda", diz.
Secretaria Municipal de Saúde
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro