Turistas e moradores que atravessam a balsa para o Arraial d´Ajuda encontram agora uma nova motivação para apreciar um dos cenários mais deslumbrantes da Costa do Descobrimento. É a conclusão da primeira etapa das obras de requalificação da travessia do lado de Arraial, que chegam em total harmonia com a natureza privilegiada do lugar. “Essas obras são um divisor de águas para quem cruza o rio de balsa, valorizando o entorno e o Arraial d´Ajuda como um todo. É um novo capítulo na história da travessia”, avalia o diretor da Rio Buranhém Navegação, Bruno Barbiero.

 As intervenções estão sendo financiadas pelas empresas Rionave e Rio Buranhém, de acordo com o TAC (Termo de Ajuste e Conduta) firmado pelas empresas com o Ministério Público, Observatório Social, OAB, Prefeitura e Câmara de Vereadores de Porto Seguro. Para marcar a entrega das obras, as empresas estão promovendo ainda o lançamento da campanha “Essa é nossa praia”, com distribuição de sacolinhas de lixo para automóveis, além de material informativo em forma de leque, orientando os turistas a descartar o lixo de maneira correta e ajudar a cuidar do meio ambiente.
Segundo Bruno Barbiero, essa primeira etapa em Arraial inclui a pavimentação de toda a área desapropriada; construção determinais cobertos para táxis, ônibus e vans; banheiros e vestiários para os funcionários; além da instalação de assentos e projetos de paisagismo e iluminação, que utiliza cabos subterrâneos para evitar a poluição visual. “Foram desapropriados e incorporados ao projeto mais de 3.500 m², acabando de vez com o tumulto gerado nos embarques e desembarques de veículos e de passageiros”, salienta o diretor.



 Conforto e agilidade
No mês de agosto, será iniciada a segunda etapa das obras do lado de Arraial, com a repavimentação da área de desembarque e a implantação de catracas eletrônicas e novas bilheterias. No segundo semestre serão recomeçadas também as intervenções em Porto Seguro, onde estão previstos o calçamento da área desapropriada, ao lado do Restaurante da Japonesa e a instalação dos novos sistemas de cobranças. Todas essas mudanças irão oferecer mais conforto e agilidade na prestação dos serviços.

 Orçadas em R$ 8 milhões, as desapropriações e obras de requalificação da Travessia das Balsas, em Porto Seguro e Arraial, representam a maior intervenção já promovida pelas duas empresas, responsáveis pelo transporte hidroviário no município, há quase três décadas. “Um patrimônio valioso que possuímos são os nossos colaboradores, que conhecem bem a operação, o ambiente, os equipamentos e as pessoas do lugar, onde operamos com muito respeito e consciência da importância do serviço que prestamos para a cidade”, enfatiza.



 Barbiero ressalta que essas melhorias eram desejadas há muito tempo pelas empresas, poder público e principalmente pela comunidade. “Foi um grande desafio, fruto de acordos e negociações. É um compromisso que assumimos, de investir na infra-estrutura, que estamos cumprindo da melhor maneira possível.”

Hilda Rodrigues
Jornalista/ Assessora de Imprensa