A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, junto ao departamento de Atenção Básica, em ação integrada com a SESAB, realizaram, de 16 a 20/08,  nas dependências do CEAME, oficinas de trabalho voltadas ao Aleitamento Materno e Alimentação Complementar Saudável no SUS, do Ministério da Saúde. Intitulado como Estratégia Amamenta e Alimenta, a ação, que contemplou médicos, enfermeiros, nutricionistas e fisioterapeutas do município, também teve a participação de profissionais de Eunapólis, Itabela e Santa Cruz Cabrália.


 "Esse é um importante passo para sermos o primeiro município na Bahia a implantar e consolidar essa estratégia nas unidades de saúde de Porto Seguro, o que produzirá mudanças satisfatórias nos indicadores de aleitamento materno e alimentação complementar das crianças menores de dois anos de idade, contribuindo para o pleno desenvolvimento infantil das crianças no nosso município", declara o superintende da atenção básica, Gleison Alves.


 Perspectiva do curso

Com o objetivo de ampliar a atenção integral à saúde da criança nas unidades de saúde da família, a fim de reforçar e incentivar a promoção do aleitamento materno como forma exclusiva de nutrição na dieta dos bebês até o sexto mês e da alimentação complementar saudável até os 2 anos de idade, as equipes multidisciplinares reuniram-se em grupos para desenvolver estudo minucioso, distribuído em 26 atividades.


 "Fortalecer e incentivar o aleitamento materno, reduzir o uso de fórmulas, promover a alimentação completar saudável para crianças após os 6 meses, são tantos os benefícios. Acredito que colheremos bons frutos. Agradeço muitíssimo a participação de todos os apoiadores institucionais e profissionais da atenção básica que estão empenhados neste grande projeto em prol da saúde das crianças", enfatiza a diretora saúde da criança e adolescente/ Programa, Rayanne Benfica.


 Temáticas e atividades

Ao longo de toda semana aconteceram oficinas lúdicas, com dramatização de casos e atividades para a formação de tutores que irão atuar nas unidades de saúde. Dentre as demais ações, destaque para: contextualização do cenário epidemiológico do aleitamento materno, determinantes das práticas de aleitamento e alimentação complementar, aspectos socioculturais do aleitamento materno, habilidades em comunicação, promoção e apoio da amamentação, proteção legal da alimentação infantil, apresentação e discussão dos trabalhos produzidos em cada grupo, além de no último dia, os tutores irem realizar treinamentos nas unidades de saúde dos bairros Mirante, Vila Valdete, Vila Jardim, Delan Saad e Arraial Centro, para multiplicar e executar o que foi aprendido, alcançando toda a equipe, incluindo odontólogos, agentes comunitários de saúde, recepcionistas e serviços gerais. Ao final do curso os profissionais receberam certificado.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro