Nos dias 05 e 06  de julho aconteceu, em Salvador, o Encontro Estadual de Fortalecimento da Atenção Básica, com a participação dos secretários e coordenadores da AB dos 417 municípios da Bahia. O evento teve como finalidade discutir estratégias para fortalecer a Atenção Primária enquanto coordenadora e ordenadora da Rede de Atenção em Saúde, bem como compartilhar experiências exitosas dos diversos municípios. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com a SESAB (Secretaria Estadual de Saúde) e o COSEMS (Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia).


 Dos 21 municípios da macrorregião de Teixeira de Freitas, Porto Seguro foi o único selecionado para apresentar suas experiências exitosas, sendo três em formato banner e um na modalidade oral, em que o superintendente interino da atenção básica, Gleison Souza, acompanhado do secretário de saúde, Kerrys Ruas, apresentou o trabalho "Odontologia e PSE: estreitando laços e ampliando as ações coletivas de saúde bucal no município de Porto Seguro", tendo como autores Magda Almeida Falabretti e Matheus Ribeiro dos Santos.


 Outros importantes trabalhos, com base nas práticas cotidianas implementadas no município, foram: "Plano de preparação e resposta a desastre, cenário: inundação no município de Porto Seguro"; "Relatório Quadrimestral de Prestação de Contas: Instrumento de tomada de decisão de uma gestão de saúde" e "Monitoramento e Controle da Leishmaniose no município de Porto Seguro".

Para o secretário de saúde, Kerry Ruas, é imprescindível buscar mais qualidade para o Sistema Único de Saúde a partir da porta de entrada do SUS, que é a Atenção Básica. "Foi um momento extremamente produtivo, pois tivemos a possibilidade de partilhar as experiências satisfatórias que estão sendo obtidas em Porto Seguro, no âmbito da saúde, resultado de todo empenho e dedicação de um amplo número de profissionais envolvidos, além, claro, de aproveitar a oportunidade do intercâmbio com outros municípios. Crescemos, ainda mais, na discussão sobre as políticas da atenção básica", pontua

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro