Olá meus fofoqueiros e minhas fofoqueiras de plantão, começou hoje(7) nesta terça-feira,  o II Mutirão de Cirurgias Eletivas de Eunápolis! As carretas do Programa Saúde Sem Fronteiras já estão na Praça da Bandeira - Centro, onde estão sendo  realizados os exames e consultas dos pacientes que irão passar pelos procedimentos cirúrgicos, reduzindo as filas e melhorando a qualidade de vida da população eunapolitana. 



 Teve início na manhã desta terça-feira, 07/08, o II Mutirão de Cirurgias Eletivas de Eunápolis. Realizado pelo Governo da Bahia em parceria com a Prefeitura Municipal, entre os dias 07 e 09/08, cerca de 1000 pacientes serão atendidos na Praça da Bandeira, passando por triagem, exames e consultas para marcação da tão aguardada cirurgia eletiva.
Segundo o secretário de Saúde, Rodrigo Kuada, foram pactuadas 1000 cirurgias, número de atendimentos que poderão ser realizados na praça, porém, o paciente passa por triagem para verificar se suas condições de saúde estão estáveis para o procedimento cirúrgico. “Nas carretas do programa são verificados IMC, pressão, entre outros fatores determinantes para a realização das cirurgias. Com todas os exames realizados e o paciente estando apto ao procedimento cirúrgico, já sai com a data da cirurgia marcada”, explicou o secretário.
De acordo com o coordenador estadual do Mutirão, Deleon Tito, as cirurgias serão realizadas a partir do dia 05/09 no Hospital Luís Eduardo Magalhães em Porto Seguro, onde os pacientes atendidos pelo II Mutirão de Eunápolis serão operados de hérnia, vesícula, histerectomia (mioma), tireóide, colostomia, amígdalas e adenóide.
Para o prefeito Robério Oliveira é uma grande alegria poder oferecer à população de Eunápolis uma ação dessa grandeza. “Realizamos em nosso Hospital Regional e hospitais conveniados esse tipo de cirurgia eletiva, porém, uma ação dessa grandeza reduz significativamente a demanda do município e acaba com as filas e com o sofrimento da população que aguarda, com dores e problemas de saúde pela realização da cirurgia eletiva. É uma parceria de sucesso com o governo do estado que nos auxilia na melhoria da qualidade de vida da população de Eunápolis”, concluiu o prefeito.
Fonte: PME