A Prefeitura Municipal de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Centro de Zoonoses, realizou no sábado, 28/07, o Dia "D" da Campanha de Vacinação Antirrábica Canina e Felina. A vacina foi disponibilizada à população em 30 pontos estratégicos, itinerantes e contou com o apoio dos 120 profissionais, entre eles agentes de combate às endemias, responsáveis por administrar a dose vacinal.



 "É de suma importância cuidar e proteger os animais de estimação, além de reforçarmos  que a raiva pode ser transmitida para nós seres humanos e a melhor forma de proteger contra a doença é vacinando os cães e gatos. A campanha ainda será efetivada em algumas localidades da zona rural, por isso recomenda-se que levem os bichos de estimação para serem imunizados",  destaca o secretário de saúde, Kerrys Ruas.
Campanha em números
De acordo com dados preliminares do Departamento de Vigilância Epidemiológica, durante o Dia D foram contabilizados 14042 doses aplicadas, sendo 1611 cães e 228 gatos na zona rural. Desde o início da campanha em abril, já são 15029 animais imunizados contra a raiva, além dos 2383 doses administradas na zona rural. No total, o município atingiu até agora a marca de 17412 animais vacinados, contemplando 64%. A meta municipal é garantir a imunização de  21861 animais, com a cobertura estimada de 80% da população canina e felina.

Os proprietários que ainda não vacinaram os animais de estimação, entre em contato com o Centro de Zoonoses, no número (73)98802-3778. 

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro