A abertura oficial da 9ª edição da Brasil Ride aconteceu neste domingo (21), com café da manhã oferecido aos atletas e parceiros, no Hotel Saint Tropez, em Arraial d’Ajuda.
Fomento turístico
A gestora também destacou a importância da parceria com a organizaçao do evento e a honra em receber a maior ultramaratona de MTB das Américas pela terceira vez no município. “Alegra a cidade e motiva o turismo numa época que antecede a alta temporada do verão, sendo positivo para o trade e para os atletas, que podem aproveitar para trazer esposa e filhos para passear e se divertirem nas lindas praias, conforto dos hoteis que a cidade dispõe e da deliciosa gastronomia local”, destacou a prefeita. “Muito obrigada, Brasil Ride, por apostar em nosso município”, afirmou.
“Investir em um evento em Arraial d’Ajuda, lugar lindo e único, é sinônimo de sucesso certo, porque é de fácil acesso e a cidade de Porto Seguro oferece toda a estrutura de segurança e comodidade, atraindo mais pessoas ao evento”, diz o empresário de uma das patrocinadoras, Continental, Márcio Mays.
Homenagens e legado cultural
A programação da manhã também contou com homenagens aos “guarinis” (competidores que já participaram de três ou mais edições da prova) e, a fim de deixar um legado social, o organizanizador do evento, Mário Roma, apresentou a campanha de doação de livros desenvolvida junto aos participantes.
A campanha também promoveu visita de atletas à escola e os alunos participaram de palestra sobre a importância do esporte, Mountain Bike e conversaram sobre o dia a dia dos competidores.
Competição
A largada aconteceu às 13h, partindo do Uiki Parracho, contando com 21 km no entorno de Arraial d’Ajuda, sendo 4km em área urbana e os outros em trilha.
Na segunda, os atletas vão para Guaratinga. Eles retornam para Porto Seguro na quinta-feira para a etapa mais longa, de 140 km de pedal. Na sexta-feira há o Cross Country, em um circuito de 8 km e quatro voltas. O encerramento da comepetição será no sábado com 44 km de prova.
A maior ultramaratona de MTB das Américas é considerada uma das mais difíceis provas por etapas do mundo. Neste ano, conta com 540 incritos de 22 nacionalidades diferentes, número record na história do evento.
Grandes nomes
A competição reúne diversos campeões olímpicos, mundiais e continentais nos mais diferentes níveis. Um deles é o campeão mundial de MTB, Henrique Avancini, e, para ele, voltar à Arraial d’Ajuda é muito agradável para ele e, correr neste ano como atual campeão é muito especial. “Minha expectativa é a melhor possível, porque estou muito bem preparado e tenho um parceiro, o alemão Manuel Fumic, também muito capaz”, frisou.
Secretaria Municipal de Cultura e Turismo
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro