O projeto Porto Seguro Rosa, em sua 6ª edição, conta com simultâneas iniciativas de conscientização relacionadas ao câncer de mama e de colo de útero. As ações realizadas em toda rede de atenção à saúde visam ampliar o envolvimento social contra a doença, através do incentivo aos exames preventivos.


 No município, durante todo o mês, a Secretaria de Saúde tem promovido atividades voltadas a informar as mulheres da importância e atenção que devem dar ao tema. Nesta quinta-feira, 25/10, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) reuniu pacientes, funcionárias e equipe da Atenção Básica para uma manhã dedicada à saúde.


 O espaço escolhido, que recepcionou a diretora do programa de sistema do câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol, e o público presente,  recebeu decoração especial, com adereços criativos em tons rosa, artesanatos produzidos pelas próprias pacientes.


 Durante o encontro, dentre os assuntos abordados, que contou com a roda de conversa participativa das pacientes, ênfase a uma das causas dos altos índices de mortalidade do câncer no mundo: a descoberta tardia da doença. "Por isso é importante fazer os exames de rotina e a avaliação clínica, que são capazes de detectar o problema ainda nos estágios iniciais. Quanto antes for o diagnóstico, maiores são as chances de recuperação. Meu recado pra vocês hoje é este: priorizem a sua saúde.  A prevenção é sempre melhor e por isso é importante que todos participem e ajam como multiplicadores da informação", declarou a diretora do programa de sistema do câncer de colo do útero e mama, Vanessa Trevisol.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro