A Câmara Municipal de Itagimirim, por intermédio do seu Presidente, LUCAS PAULO MONTEIRO DA SILVA, no uso das suas atribuições legais, vem a público informar que trata-se de FAKE NEWS o conteúdo da matéria veiculada no blog “www.anotícia1.com”.
A referida matéria é leviana, na medida em que afirma que o Presidente da Câmara estaria, a seu bel prazer, deixando de pagar as obrigações, despesas e subsídios da Câmara Municipal e priorizando pagamentos de contratos. Seu subscritor demonstra desconhecer os princípios que norteiam o jornalismo sério e comprometido com a informação. E não só isso, comete crimes de calúnia e difamação, contra o Presidente da Câmara. De forma genérica e atendendo a interesses inconfessáveis, afirma que “vereadores suspeitam de manobra do presidente, que prioriza contratos e deixa edis com salários atrasados...”.
Não são verdadeiras as informações contidas na matéria divulgada pelo blog/site. É necessário esclarecer que, segundo o artigo 168 da Constituição Federal, existe a obrigatoriedade do repasse do duodécimo pelo Executivo ao Poder Legislativo até o dia 20 de cada mês.
Nenhum pagamento da Câmara Municipal é feito de forma unilateral, obrigatoriamente assinam o Presidente e o Primeiro Secretário Elias, e se este se recusa a validar os pagamentos, o Presidente não tem como realizá-los, de forma que é, repita-se leviana, criminosa e eivada de má-fé a referida matéria, razão pela qual prestam-se os devidos esclarecimentos.
Embora o referido site demonstre total desconhecimento acerca do que escreve, tal desconhecimento não o isenta das responsabilidades pela divulgação de FAKE NEWS e prática de crimes de calúnia e difamação. É que Vereadores não recebem salários, recebem subsídios e os pagamentos da Câmara são assinados em conjunto pelo Presidente e pelo Primeiro Secretário, que vem se recusando a fazê-los na data costumeira, por decisão unilateral. Assim, repita-se, nenhum pagamento relativo ao mês de Outubro foi realizado.
Se fosse um veículo de imprensa sério o referido site teria procurado ouvir a Câmara Municipal e checar a veracidade da informação. Não o fazendo, assumiu a reponsabilidade pela disseminação de FAKE NEWS, e responderá judicialmente pelos crimes cometidos.