A Prefeitura de Eunápolis, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte, está realizando nesta terça-feira, 27/11, a eleição dos novos diretores de 19 escolas da rede municipal de ensino. Implantada em 2005 na primeira gestão do prefeito Robério Oliveira, a escolha democrática dos diretores municipais foi uma das maiores conquistas da categoria, possibilitando às escolas uma gestão democrática, instituindo, assim, um pleito com a participação da população na escolha dos representantes das escolas de Educação Infantil e de Ensino Fundamental.

 Segundo o Estatuto do Magistério, definido pela Lei Municipal 568/2005, podem votar professores e funcionários das escolas, além de estudantes da respectiva instituição de ensino que tiverem mais de 12 anos. Os pais ou responsáveis pelos alunos matriculados também possuem direito a voto.

 Para o prefeito Robério Oliveira, não há caminho mais justo para a construção de um espaço melhor para se viver, conviver  e aprender, do que a democracia. "Ter diretores eleitos pelo voto dos professores, funcionários, pais e alunos é algo que faz da escola um espaço de responsabilidade de todos. O Estatuto do Magistério foi uma grande conquista da classe e sem dúvidas, a eleição democrática de diretores foi uma das maiores delas. Quero desejar a todas as chapas boa sorte e a cada eleitor sabedoria na hora de escolher o melhor para nossas escolas", concluiu o prefeito.

 Em todas as escolas, as votações começaram às 07h e seguirão nos turnos da tarde e noite, seguindo o funcionamento de turmas das escolas municipais. A apuração dos votos acontecerá nesta quarta-feira (28/11), na Secretaria de Governo, a partir das 08h, pela Comissão Coordenadora Eleitoral compostas por representantes da APLB, Secretaria Educação, Conselho Fundeb, Conselho de Educação, Câmara de Vereadores, Secretaria de Planejamento, Secretaria de Administração e fiscais de chapa.