Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra raiva na zona rural - Fofoca no ar!

[Fechar]

Prefeitura-01

Notícias Recentes

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019

Secretaria de Saúde intensifica vacinação contra raiva na zona rural


 Presentes na maioria dos lares, a população de cães e gatos precisam de cuidados especiais. Um deles é garantir a vacina contra a raiva animal. A imunização antirrábica ainda é a única forma preventiva, por isso a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em atuação integrada a Unidade de Vigilância de Zoonoses, desenvolveu cronograma de ações, iniciado desde o dia 7/01, visitando distritos que compõem a zona rural, intensificado o combate ao vírus, cujo contágio ocorre por meio  da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida.

 De acordo com levantamento da Vigilância em Saúde, até 28/01 cerca de 1.115 cães e 203 gatos já foram vacinados em 13 localidades pertencentes a área rural.  A campanha segue com as visitas até o dia 31/01, com o objetivo de reforçar a adesão dos proprietários dos animais de estimação. Após este período, um novo calendário será implementado a fim de expandir os trabalhos vacinais na zona urbana. 
O diretor responsável pela UVZ, Unidade de Vigilância de Zoonoses, Paulo Lobo, explica que a raiva pode ser transmitida ao ser humano, não tem cura e pode matar.  "É muito importante imunizar os bichos porque a raiva é uma doença letal, que pode atingir os seres humanos e, apesar do intenso trabalho que fazemos diariamente, nós dependemos do comprometimento dos donos dos animais, pois apenas a vacinação assegura nível maior de proteção, tanto para o cão e gato quanto ao dono".

 A vacina é administrada nos cães e gatos com pelo menos 4 meses de idade. Os animais que já foram imunizados ano passado, durante o mês de janeiro, devem renovar agora a proteção novamente. Cadelas e gatas prenhas devem tomar a vacina, que só não será aplicada em animais doentes ou febris.
Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário