Experiências inusitadas em Trancoso e Caraíva serão divulgadas pelo Airbnb ao mundo - Fofoca no ar!

[Fechar]

Prefeitura-01

Notícias Recentes

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2019

Experiências inusitadas em Trancoso e Caraíva serão divulgadas pelo Airbnb ao mundo


 O Airbnb realizou uma série de atividades exitosas com os moradores de Trancoso e Caraíva, em parceria com a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. O projeto foi norteado por ações visando oportunidades por um turismo mais sustentável, autêntico, local e inclusivo. Para isso, foram realizadas oficinas de desenvolvimento de experiências turísticas com as comunidades locais.

 Quem participou, aprovou. "Parece que caiu do céu. Juntou o que a gente precisa com o que a gente quer, mas não sabíamos como fazer. O Airbnb trouxe as ferramentas para nós mudarmos o tipo de turismo existente por aqui para um turismo que respeite o estilo de vida local, mais comunitário, em que o turista venha exatamente para viver como as pessoas daqui vivem", relata a moradora de Caraíva e participante, Nina Van Tol.

 As experiências selecionadas em Trancoso e Caraíva comporão a publicação de um "Guia Local" no site do Airbnb, a ser divulgado no Brasil e internacionalmente, com lançamento previsto para os próximos meses.

Identidade e oportunidade

 Durante o lançamento do projeto junto à comunidade, David Schurmann, cineasta e velejador, frisou que a oportunidade da comunidade local é a de "mostrar sua verdadeira cara". Quem compartilha desta mesma visão é o neozelandês especialista em produtos culturais e cultura Maori, Kal Jhostone, que também fez considerações sobre esses aspectos. "Eu acho que quando temos uma visão ampla, nós começamos a olhar para as oportunidades em torno do capital social, do capital cultural e do capital ambiental, e a entender como a atividade econômica do turismo pode impactar no bem-estar da comunidade e no meio ambiente. É onde a oportunidade está", concluiu, falando da importância de se valorizar a identidade da comunidade local.

 O secretário de Cultura e Turismo de Porto Seguro, Paulo Cesar Magalhães, explica que a comunidade se beneficia dessa parceria com o Airbnb por meio  da inclusão que está proporcionando. "Todos vão ter a possibilidade de estarem incluídos no projeto com as suas experiências e isso é importante porque não existe um turismo de qualidade se também a população e a comunidade não estiver inserida", destacou. A prefeita, Cláudia Oliveira, pontuou que visa crescimento econômico para todos na comunidade. "Esta parceria trouxe essa oportunidade para os moradores, promovendo qualificação e renda", concluiu. 

Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário