Porto Seguro presente no 1º Congresso de Assistência Social e Conselho Tutelar do Brasil - Bastidores da política e do mundo da fama!

Notícias Recentes

segunda-feira, 25 de março de 2019

Porto Seguro presente no 1º Congresso de Assistência Social e Conselho Tutelar do Brasil


 Visando o aperfeiçoamento do atendimento a crianças e adolescentes do território do município de Porto Seguro, o presidente do Comdica de Porto Seguro, Tiago Maciel Nascimento; coordenadora de Articulação Comunitária da pasta de Assistência Social, Zefinha Reis e a secretária do Conselho de Porto Seguro, Ivania Caliman Catellan, participaram do 1º Congresso de Assistência Social e Conselho Tutelar do Brasil, realizado entre os dias 14 a 16 de março, em Salvador.
A programação contemplou o Curso Aperfeiçoamento das Políticas de Atendimento do Comdica e Conselho Tutelar, num total de 20 horas/aula, ministrado pelo Instituto Antônia Conselheira, com o objetivo de aprimorar os serviços ofertados na comunidade e fortalecer as políticas de atendimento aos direitos das crianças e adolescentes, dando evidência às leis do ECA.
O conteúdo trabalhado neste período de treinamento e reciclagem aconteceu por meio de palestras, painéis, minicursos, coach com profissionais renomados do Brasil nas áreas dos Direitos da Criança, Adolescente e do SUAS, finalizando com noite cultural e muita integração.

Eleição do Conselho Tutelar

A equipe também passou pelo curso sobre as eleições do Conselho Tutelar. "A eleição para o Conselho Tutelar em Porto Seguro está prevista para o mês de outubro, com participação de todos os moradores votantes da cidade de Porto Seguro", destacou o presidente do Comdica, Tiago Maciel, frisando a importância do treinamento para garantir este processo democrático e eleição.
"Após o  curso e a capacitação, voltamos para Porto Seguro  com  a missão  de multiplicar as informações e também os aprendizados aos outros agentes públicos que têm como  função  o atendimento  a crianças e adolescentes, em especial, aos pares do  Comdica - órgão  fiscalizador e que exerce este papel  de cobrar  do  poder público a efetivação das ações e  as garantias de direitos aos menores indefesos, que em  sua maioria não tem seu  direito  reconhecido", destacou o Maciel, informando a realização de uma reunião com a rede de defesa, dentro de alguns dias, para passar os novos conhecimentos a serem implementados aos trabalho na comunidade.
Puderam participar Conselheiros Tutelares, Conselheiros do CMDCA e do CMAS, Juízes, Promotores, defensores, delegados, Coordenadores, Técnicos, Educadores do CRAS, CREAS, Bolsa Família, PETI, gestores municipais, procuradores, advogados, psicólogos, assistentes sociais, consultores, assessores dos ,municípios, estudantes, candidatos ao cargo de conselheiro tutelar.




Secretaria Municipal de Assistência Social
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário