Ação da Cidadania comemora Mês do Trabalhador - Bastidores da política e do mundo da fama!

Notícias Recentes

segunda-feira, 6 de maio de 2019

Ação da Cidadania comemora Mês do Trabalhador


 Em homenagem ao Mês dos Trabalhadores, a Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria Municipal de Assitência Social e Casa do Trabalhador, realizou na manhã de sábado, 4/5no Complexo Frei Calixto, o evento Ação da Cidadania.
A programação foi coordenada pela Casa do Trabalhador, que no dia completou 4 anos de inauguração, e na rua próxima ao órgão. O objetivo foi parabenizar os trabalhadores da cidade e propiciar benefícios e acesso a serviços de forma facilitada durante a festa.
O evento contou aulão de ginástica laboral junto aos trabalhadores da comunidade que vieram para participar, bem como, momento muscial gospel com cantoras locais, apresentação teatral do grupo do setor de Endeminas da pasta da Saúde, a fim de passar informações sobre o combate ao mosquito Aedes Aegypti, e apresentação cultural indígena, com a Tribo Pataxó da Aldeia Velha, de Arraial d'Ajuda. Também foi montado estrutura kids, com brinquedos para crianças e lanche.

Empreendedorismo e capacitação

O sucesso da ação se deu pelo empenho da Prefeitura na busca de importantes parcerias, contribuindo com o leque de serviços. A Escola Brasil Profissional foi uma delas, apresentando e oferecendo grátis cursos profissionalizantes; o Senac e Sesc montaram estantes expondo seus cursos. Outra opção foi a orientação sobre empreendedorismo e o acesso ao crédito para microempreendedores, através do Programa CredAmigo – via Banco do Nordeste, e o CredBahia, pelo Governo do Estado. Com toda esta gama de informações e benefícios, também houve mesa de encaminhamentos à vagas de empregos.
Os participantes também puderam ser encaminhados e ter agendamento para retirada de 2ª via de documentos, por meio do SAC e Cras Frei Calixto. Conhecer os produtos de várias cooperativas, como Coopciart (Vila Valdete), Coopvitória, Agricultura Orgânica, PAA e SCFV do Cras Frei Calixto.

Direitos e saúde

O PETI aproveitou para alertar contra o trabalho infantil, a pasta da Saúde para fazer textes rápidos de DST e Aids e instruções sobre saúde bucal e, em especial, sobre o câncer de boca. A Secretaria de Agricultura esteve presente, com seu gestor Aliomar Bittencourt, destacando seus programas e agricultura familiar e orgânica.
A secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, acompanhada do superintendente de Trabalho, Emprego e Renda, Victor Hygino, proveitou para fazer do sonho da prefeita Cláudia Oliveira de criar a Casa do Trabalhador há 4 anos e do sucesso que se tornou este órgãos de empoderamento da cidadania, empreendedorias e capacitaç"o profissional. "Hoje nos tornamos referência em toda a Bahia com este trabalho, recebendo solicitação de outros municípios sobre como montar uma Casa do Trabalhar no formato que criamos aqui, nos municípios deles", disse, parabenizando o serviço social da prefeita e destacando que, além de tudo, esta casa e este evento, "é, antes de mais nada, um momento de garantia de direitos", concluiu, sendo muito aplaudida.


Secretaria Municipal de Assistência Social
Ascom – Prefeitura de Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário