Oficina de sabão é oferecida em escola municipal de Eunápolis como oportunidade de geração de emprego e renda - Fofoca no ar!

[Fechar]

Prefeitura-01

Notícias Recentes

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Oficina de sabão é oferecida em escola municipal de Eunápolis como oportunidade de geração de emprego e renda


 Em comemoração ao dia das mães, foi realizada na sexta-feira, 10 de maio de 2019, pela AGO Associação Gota do Óleo, oficina de sabão, palestras de educação ambiental e de combate ao trabalho infantil de forma irregular para as mães dos alunos e alunas da Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos, localizada no bairro Stela Reis, Eunápolis, Bahia.

Com objetivo da geração de emprego e renda a oficina de sabão em barra, em pasta e líquido foi realizada para poder proporcionar às mamães uma oportunidade delas terem uma renda extra. E, desta forma cuidar do meio ambiente com a destinação correta do óleo de fritura de cozinha usado.


 Oficina de sabão
As mães dos alunos da Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos aprenderam a fazer o sabão em barra, em pasta e líquido. No final da oficina, cada uma das mães presentes recebeu um pouco de cada tipo de sabão que foi feito por elas. Outra parte do sabão feito na oficina e vassoura foi doada pela AGO Associação Gota do Óleo para a escola. Esta é a sustentabilidade ambiental vivenciada na prática, tanto as mães como os alunos, professores e profissionais da escola estão vendo na prática o óleo se transformar em sabão e este ser utilizado na escola, da mesma forma as garrafas pet, sendo produzidas as vassouras ecológicas e no dia a dia sendo utilizada na limpeza da escola.

Érica Alves, mãe de aluno, participante da oficina, declarou que este é um projeto muito bonito. “Por favor continuem a cidade precisa de algo assim. Amei saber que existe uma instituição que desenvolve este tão importante trabalho” disse Érica.

No final do dia a AGO Associação Gota do Óleo foi até a casa de Érica Alves e ela fez a doação de livros velhos que ela tinha e não utilizava mais.

Coleta Seletiva Solidária de Materiais Recicláveis
Atendendo a solicitação de Soraia Ferreira Pessanha, diretora da Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos, muitas mães de alunos levaram para a escola: embalagens plásticas, garrafas pet, caixas de papelão, caixas de leite e latas de leite ninho que foram destinados para a AGO Associação Gota do Óleo através do projeto Coleta Seletiva Solidária de materiais recicláveis. Soraia também fez a doação dos materiais recicláveis produzidos pela escola.

AGO no Combate ao Trabalho Infantil de Forma Irregular
A AGO Associação Gota do Óleo apresentou uma palestra feita pelo Dr. Gabriel Menezes de Brito, CRM – BA 31988, parceiro da associação. O médico informa que com relação ao trabalho infantil irregular de crianças e adolescentes nas feiras livres, os prejuízos são enormes e os Riscos Ocupacionais são: Exposição, sem proteção adequada, à radiação solar, chuva e frio. Exposição a abuso físico, psicológico e sexual. Já os prováveis riscos à saúde são: Internações; queimaduras na pele; envelhecimento precoce; câncer de pele; desidratação; doenças respiratórias; ceratoses actínicas; hipertemia; dermatoses; dermatites; conjuntivite; queratite; pneumonite; fadiga.

A AGO juntamente com a professora Fátima, Edilene e alunos gravaram um vídeo em sua apresentação às mães informando a elas para não fazerem carrego de crianças e adolescentes em feiras livres pois este tipo de serviço prejudica seriamente as articulações deles.

Parceria
A Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos firmou parceria com a AGO Associação Gota do Óleo e durante todo ano letivo vai estar sendo realizada na escola uma série de atividades voltadas para a sustentabilidade ambiental, geração de emprego e renda e o combate ao trabalho infantil de forma irregular.

As escolas da rede pública municipal e estadual, bem como as particulares, faculdades e universidades interessadas em desenvolverem estes projetos podem manter contato com a associação através do (73) 98136-9393.

Agradecimentos
A AGO Associação Gota do Óleo agradece a Soraia, Monique Queiroz Miranda, Fátima e Tereza Batista da Escola Municipal Almerindo Alves dos Santos pelo apoio e parceria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário