Profissionais de saúde participam de aperfeiçoamento no manejo clínico e diagnóstico da hanseníase - Fofoca no ar!

[Fechar]

Prefeitura-01

Notícias Recentes

sexta-feira, 3 de maio de 2019

Profissionais de saúde participam de aperfeiçoamento no manejo clínico e diagnóstico da hanseníase


 Como parte integrante das atividades estratégicas de rastreamento e detecção precoce da hanseníase, a Secretaria de Saúde de Porto Seguro, em parceria ao Projeto Roda Hans, realizou nesta quinta-feira, 2/05,  no auditório do SENAC, importante capacitação em diagnóstico e manejo clínico da hanseníase direcionada aos profissionais de saúde que atuam nos municípios de Porto Seguro, Santa Cruz Cabralia e Belmonte. Estiveram presentes na qualificação a superintendente da vigilância em saúde, Larissa Altoé, juntamente com a diretora do programa de hanseníase,  Greciana Maria da Silva.

"A hanseníase tem cura, o tratamento é gratuito e totalmente realizado pelo SUS. A integração entre Porto Seguro e as cidades de Belmonte e Santa Cruz de Cabrália agrega muito no âmbito da saúde, pois estamos trabalhando em conjunto em prol  dessa iniciativa inovadora com o apoio direto do programa Roda Hans, que busca não apenas diagnosticar novos casos da hanseníase, sobretudo conscientizar a população das cidades por onde passa, além de aprimorar a capacidade técnica dos profissionais de saúde", enfatiza o secretário de saúde, Kerrys Ruas. 

Prevenção

Marcado pela participação multidisciplinar, envolvendo médico, enfermeiro, fisioterapeuta, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, o evento, ministrado pela Dra Celijane Melo Rodrigues, médica referência em diagnóstico e tratamento da doença, objetivou intensificar o conhecimento dos profissionais da rede de atenção básica, sobre as formas clínicas, práticas e seguras quanto os sinais, sintomas, exames físicos, testes de sensibilidade (térmica, dolorosa e tátil), identificação, avaliação neurológica e tratamento oportuno da hanseníase, prevenindo desse modo o surgimento de sequelas que podem levar às incapacidades físicas nas mãos, pés e olhos resultantes do comprometimento dos nervos periféricos.       

Ação de diagnóstico precoce da hanseníase em Porto Seguro

 Aberta ao público de todas as idades será promovida nesta sexta-feira, 3/05, das 8h às 17h, na Praça do Trabalhador, bairro Frei Calixto, programação voltada ao diagnóstico preventivo de novos casos da doença. No local, a comunidade terá acesso à carreta móvel do Projeto Roda Hans, composta por quatro consultórios e um ambiente para coleta de exame para diagnóstico da hanseníase.

Secretaria de Saúde
Ascom-Prefeitura de Porto Seguro

Nenhum comentário:

Postar um comentário