Entendendo as dificuldades de mobilidade e acesso aos serviços de saúde das populações da zona rural do município, o prefeito de Eunápolis Robério Oliveira determinou a realização de uma importante ação de enfrentamento à disseminação do coronavírus nos distritos da cidade, a Blitz da Vida. Desde a última semana, as equipes de saúde vem realizando a busca ativa de pessoas que apresentam sintomas da covid-19. Os distritos de Mundo Novo, Gabiarra e Colônia já foram beneficiados com a ação, que percorrerá todos os distritos da zona rural e posteriormente acontecerá também nos bairros da cidade.
A visita é domiciliar e os pacientes são cadastrados e direcionados para atendimento na Unidade Básica de Saúde, e caso haja prescrição médica são realizados os testes rápidos. Segundo o secretário de Saúde, Jairo Júnior, a iniciativa visa ampliar a rede de prevenção à doença, já que detectará pacientes suspeitos, que entrarão em monitoramento, reduzindo assim o ciclo de contaminação. Além desse trabalho, as equipes de saúde realizaram também a distribuição de máscaras e a conscientização da população quanto à necessidade do isolamento social.   
“Testamos 40 pessoas em Mundo Novo, 15 em Gabiarra e hoje já realizamos 23 testes na Colônia. O intuito é ampliar a proteção da população da zona rural que tem maior dificuldade de acesso aos serviços de urgência em saúde. Essa ação de busca ativa seguirá também nos bairros da cidade na próxima semana”, disse o prefeito Robério Oliveira. 
Fonte: Secom - Eunápolis